Como prevenir o coronavirus - Espaço Integra - Freepik

Coronavirus – prevenção, sintomas e cuidados

Coronavírus é vírus que causa infecção respiratória, que pode ser grave, moderada ou leve, dependendo do estado geral de saúde da pessoa infectada.

O que é o Coronavírus

O Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. Os primeiros humanos foram infectados em meados da década de 1960. O novo coronavírus (nCoV-2019) foi descoberto em 31/12/19, após o registro de casos na China. Chamado de COVID-19, até o momento dessa publicação (11/3), são mais de 30 casos no Brasil, com 1 paciente em estado grave e nenhuma morte.

Sintomas

Os sintomas são parecidos com um resfriado comum, e incluem febre, tosse e dificuldade para respirar.
A transmissão acontece por meio de gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pelo toque em boca, nariz ou olhos, aperto de mão e contato com objetos e superfícies contaminadas, como mesa, corrimão, celular.

Prevenção

A prevenção é simples, mas precisa de atenção, pois se trata de uma epidemia em todo o mundo. A doença, entretanto, não é motivo para pânico!

Além de não frequentar ambientes com aglomeração de pessoas, evitar contato próximo com pessoas doentes e ficar em casa quando estiver doente, é preciso:

  • Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabonete, usar um antisséptico para as mãos à base de álcool;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Cobrir o nariz e boca quando espirrar ou tossir, com a parte interna do cotovelo ou usar lenço de papel e descartá-lo adequadamente;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Manter os ambientes bem ventilados;
  • Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações;
  • Limpar com frequência as superfícies e locais de trabalho, tais como mesas, balcões, maçanetas, etc.

E-book FGV

A Fundação Getulio Vargas (FGV), preparou um e-book com um material completo Sobre o Coronavírus. Compartilhamos com vocês, clientes e amigos, como uma forma de comunicação eficiente na luta contra essa epidemia. Para baixar seu e-book, clique no link abaixo:

Como prevenir o coronavirus – FGV

 

Leia também!
Os benefícios da Fisioterapia Domiciliar

Siga minhas redes sociais!
Facebook
Instagram

O que deseja encontrar?

Compartilhe