Dor Crônica FREEPIK

Dor crônica: é possível tratar?

Dor crônica é um problema que atrapalha totalmente a vida de quem sofre, mas com fisioterapia integrativa, é possível tratá-la!

A dor é caracterizada crônica quando sua frequência dura mais de três meses, é uma resposta do cérebro, que fica mais sensível aos estímulos da dor ao interpretar que o problema não está sendo resolvido. Com isso, os sinais são captados de forma mais intensa e a dor fica cada vez mais “enraizada” e se torna de difícil resolução.

 

Quem mais sofre com a dor crônica?

Geralmente são as mulheres que mais sofrem com as dores crônicas, porém, os homens não estão a salvos desse problema.

No caso das mulheres, o uso constante do salto alto, o estresse pelo acúmulo das tarefas, a menopausa e a falta dos hormônios protetores dos ossos, e a gravidez, quando a coluna sofre alterações no eixo, são alguns dos fatores que causam a dor crônica.

 

As dores crônicas

As principais reclamações de dor crônica estão relacionadas à dor de cabeça, dor na coluna e dores nas articulações, porém, elas estão ligadas à depressão e à transtornos de ansiedade, sendo ainda mais nocivas, por isso o tratamento deve ser feito visando a cura do problema e não apenas o fim passageiro da dor. “É possível acabar com o sofrimento de quem tem dor todo dia, por meses”, afirma Guilherme Tolosa, fisioterapeuta

 

O tratamento da dor crônica

É importante tratar a dor crônica para melhorar a qualidade de vida, vencer o desânimo, a depressão e a irritabilidade, e voltar a fazer as atividades rotineiras, como sair e trabalhar.

O Pilates, por ser um exercício de baixo impacto que trabalha vários grupos musculares, ajuda a controlar a dor, fortalece os músculos que sustentam e dão estabilidade para a coluna, melhora a flexibilidade, a amplitude de movimentos e a mobilidade, devolvendo a independência ao paciente. “O Pilates também trabalha a respiração, melhora a circulação e auxilia no relaxamento muscular”, explica Guilherme.

 

A Microfisioterapia

Trata a fonte que que gera a dor crônica, com base nos estudos que afirmam que corpo e mente estão unidos, com isso, traumas podem gerar “cicatrizes” que são os focos de sintomas das dores. O fisioterapeuta encontra essas cicatrizes nos locais afetados pelos sintomas e com micropalpações estimula o corpo se autocurar.

 

A Redução Postural Global (RPG)

É indicada para todos os pacientes, independentemente da idade. Essa técnica previne patologias decorrentes da má postura, e ajudar no tratamento de diferentes tipos de dores. O método identifica e alonga os músculos considerados responsáveis pela alteração postural, tratando de forma global e definitiva.

 

O Shiatsu

É um tratamento milenar que aumenta o equilíbrio e diminui as dores em pacientes com fibromialgia, uma dor crônica e generalizada. Além das dores, o Shiatsu melhora a qualidade do sono, diminui o estresse, a ansiedade e a depressão, já nas primeiras sessões.

 

Leia também!

RPG e seus benefícios!

O que deseja encontrar?

Compartilhe