O Pilates é um dos exercícios mais importante para os adolescentes por trabalhar todos os grupos musculares e a saúde mental.
A adolescência é uma fase de mudança físicas e emocionais importantes, e junto com ela, vem o período mais crítico em relação aos possíveis problemas na coluna, a má postura e as dores.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) 70% dos problemas de coluna na fase adulta têm como causa o excesso de peso e esforço repetitivo na infância e adolescência. E tem mais! O estudo afirma que 85% da população mundial adulta sente ou já sentiu dores nas costas.
Mochilas sobrecarregadas, computador, videogame, celular e tabletes são alguns dos motivos que levam os jovens a sentir dores.
Segundo o fisioterapeuta Guilherme Tolosa, é preciso que os pais fiquem atentos ao peso do material escolar dos filhos.
“O sobrepeso das mochilas pode causar dores e alterações posturais e causar problemas para a saúde durante toda a vida adulta”, explica. Por isso é importante lembrar que mochila não deve ultrapassar 10% do peso corporal”.
A importância do Pilates na adolescência
Para diminuir os problemas posturais, os profissionais de saúde têm indicado cada vez mais o Pilates, mesmo antes do estirão dos meninos, aquele período entre os 9 e 14 anos de idade.
Guilherme Tolosa explica que os benefícios do Pilates são inúmeros para os adolescentes, pois a modalidade ajuda a manter a postura correta, fortalece a musculatura responsável pelo equilíbrio do corpo e mantém o alongamento e a flexibilidade.
Os benefícios
Além de fortalecer o corpo e ajudar a manter a boa postura, o Pilates desenvolve a habilidade respiratória, a concentração e a coordenação motora.
Essa modalidade auxilia também no desenvolvimento intelectual do jovem, e sua prática melhora a disposição, o equilíbrio, a autoestima e autoconfiança.
10 motivos para praticar o Pilates
- Facilita a drenagem linfática e auxilia o sistema circulatório
- Reduz o estresse diário;
- Melhora a consciência corporal;
- Auxilia na melhora do rendimento escolar;
- Ajuda a emagrecer;
- Aumenta a mobilidade e a resistência muscular;
- Fornece energia e concentração para realizar as atividades diárias;
- Aumenta a resistência física e mental;
- Alivia dores musculares;
- Acaba com o sedentarismo.
Leia também!
Cure a depressão e a ansiedade com shiatsu