Lombalgia? Sabe aquela dor nas costas que incomoda quase que diariamente? É a lombalgia, localizada na região lombar inferior, e pode ser aguda, com duração menor do que 3 semanas, ou crônica, com duração maior do que 3 meses.
Apesar de ser extremamente comum, e atrapalhar a vida de muitas pessoas, a lombalgia pode ser tratada sem remédios, apenas com exercícios específicos para o problema, indicados e acompanhados por um fisioterapeuta.
De acordo com o fisioterapeuta do Espaço Integra, Guilherme Tolosa, Pilates e Reeducação Postural Global (RPG) são opções de tratamentos para diminuir a dor, fortalecer a musculatura da coluna e não entrar mais para a estatística dos que sofrem com o problema. “Quando não tratada, além da dor voltar, pode se tornar uma situação mais grave e até causar alguma limitação e até incapacidade”, destaca.
O que causa a lombalgia?
A coluna é formada por ligamentos, tendões, músculos, ossos, articulações, disco intervertebral. Algumas doenças inflamatórias como a espondilite anquilosante, infecções e até tumores se manifestam em forma de dores na lombar.
As dores lombares mais comuns, entretanto, surgem quando forçamos demais a coluna ou usamos de forma errada, indicando que algo não vai tão bem ou precisa de sua atenção.
Causam a lombalgia entorses e distensões, esforços repetitivos, excesso de peso, pequenos traumas, condicionamento físico inadequado, erro postural, ficar em uma posição não ergonômica no trabalho e a osteoartrose da coluna (desgaste das estruturas da coluna que pode levar à degeneração dos discos intervertebrais e articulações).
Quem sofre com a lombalgia?
- Apesar da lombalgia ter causas variadas, a sua incidência é maior em:
- Pessoas sedentárias,
- Tabagismo;
- Gravidez;
- Fatores genéticos;
- Traumatismo na região lombar;
- Sedentarismo;
- Pessoas com sobrepeso;
- Pessoas com posturas incorretas;
- Trabalhadores que atuma com grande sobrecarga física;
- Mulheres que ficam muito tempo em pé com salto alto;
- Indivíduos que permanecem longos períodos em uma mesma posição (sentados ou em pé);
- Pessoas com pouca mobilidade corporal (encurtamentos musculares).
Pilates para lombalgia
O Pilates fortalece os músculos profundos do tronco, incluindo os multífidos lombares e o transverso do abdômen, além de estabilizar a coluna lombar. “Com a prática de Pilates e o fortalecimento muscular, as chances das dores voltarem diminui. Conseguimos reestabelecer o equilíbrio da coluna em relação ao seu centro de massa, com uma base de músculos fortes que vão proteger a coluna durante as atividades diárias”, explica Guilherme Tolosa.
RPG para lombalgia
A RPG é um método bastante eficaz nos problemas posturais, por isso é importante no tratamento da Lombalgia. “Com a Reorganização Postural Global, a RPG, fazemos os ajustes na postura para a reorganizar todo o corpo. Com isso, cuidamos de toda a musculatura do paciente, diminuindo dores e prevenindo futuros problemas”, afirma Guilherme Tolosa.
A RPG se concentra no alongamento dos músculos responsáveis pela alteração postural, por isso trata a Lombalgia que, na maioria das vezes, é decorrente de posturas incorretas no dia-a-dia.
Marque sua sessão!
Para tratar os distúrbios intestinais e outros problemas físicos ou psicológicos, entre em contato com o fisioterapeuta Guilherme Tolosa pelo telefone/whats (11) 97998-3663. O Espaço Integra fica na rua Martim Soares, 80, próximo ao metrô Tatuapé.
Acompanhe minhas redes sociais:
Leia também!