Rinite e Sinusite são problemas respiratórios que aumentam durante os meses de outono e inverno por causa do clima mais frio e seco. Apesar de serem doenças que não têm cura, podem ser tratadas com Shiatsu, uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa criada há mais de cinco mil anos que utiliza a pressão dos dedos para liberar o fluxo de energia ao longo do corpo humano.
“Com o Shiatsu, os pontos vitais do corpo são pressionados para reequilibrar as energias internas e promover uma cura natural e progressiva”, explica Guilherme Tolosa, fisioterapeuta do Espaço Integra, especializado em Shiatsu.
A técnica do Shiatsu
O Shiatsu trabalha os meridianos, que são os canais de energia do corpo que podem estar bloqueados, com déficit ou com excesso no organismo. Ao normalizar essa energia, o corpo refaz sua capacidade de se defender das doenças, garantindo o seu funcionamento pleno. “São cerca de 365 pontos de pressão. Um meridiano com excesso de energia pode apresentar tensão e dor no local”, diz.
Shiatsu para Rinite e Sinusite
O terapeuta utiliza os dedos, os polegares, as mãos e as palmas das mãos, os cotovelos e os joelhos para pressionar, alongar e massagear o corpo nos pontos que precisam de tratamento.
A rinite e a sinusite são consideradas doenças crônicas e suas crises podem ser evitadas com alguns cuidados, como não frequentar ambientes úmidos, com mofo e poeira, não se expor a produtos químicos irritantes, não fumar.
Para o seu tratamento, o fisioterapeuta alivia a pressão no local, auxiliando na redução de secreção e descongestionamento das vias aéreas. Com isso, a dor diminui.
Os benefícios
A técnica do Shiatsu permite uma maior flexibilidade da pele e dos músculos, melhora os sistemas circulatório, digestivo, ósseo, endócrino e nervoso, criando um equilíbrio físico, mental e espiritual. Com o Shiatsu, afirma Guilherme, a pessoa aprende a conhecer melhor o próprio corpo, entendendo os alertando diante de um problema. “Além disso, o Shiatsu ajuda a ter um estilo de vida harmonioso e saudável.”
O poder do Shiatsu
Além do tratamento para Rinite e Sinusite, o Shiatsu ajuda no cuidado com:
- Dores de cabeça e enxaquecas;
- Dores nas costas, coluna, pescoço e ombros;
- Doenças renais;
- Estresse e ansiedade;
- Cansaço;
- Fraqueza;
- Insônias;
- Distúrbios intestinais;
- Cólicas menstruais;
- Asma;
- Bronquite;
- Tensão muscular;
- Artrite;
- Lesões esportivas;
Contraindicações
O Shiatsu não é recomendado nos seguintes casos:
- Mulheres até o terceiro mês de gestação;
- Pessoas com osteoporose;
- Pacientes com câncer;
- Pessoas com processos inflamatórios agudos internos ou externos;
- Pacientes em período pós-cirúrgico;
- Também não é indicado que o Shiatsu seja aplicado sobre fraturas, edemas ou varizes.
Leia também!
Os benefícios da RPG